O PROFESSOR
SUA METODOLOGIA.

METODOLOGIA DE ENSINO
Depois de estudar em diversos conservatórios em Curitiba, percebi que o ensino musical pode ser mais personalizado e humano, já que as bases para o ensino atual discorrem dos antigos conservatórios da metade do século XX. Há diversos estudos que permeiam os métodos onde há o professor-música, ou seja, métodos que preparem o aluno para o estudo pessoal e artístico, sobretudo, e é neles que me pauto na elaboração das aulas.
Baseado nos estudos psico-pedagógicos de Carl Rogers, a metodologia utilizada nas aulas tem como centro o aluno, ou seja, o desenvolvimento humano, no ambiente de aula e pessoal, ou seja, onde o aluno estuda; nada é mais importante que o aluno e seu aprendizado. O processo pedagógico é uma via de mão dupla onde o professor é intermediador do conhecimento, bem como receptor, já que o aluno carrega consigo diversos conhecimentos adquiridos na vida.
No plano Rogeriano aplicado ao estudo do piano, a aula é personalizada, o aluno aprende a colocar em seu repertório musical e técnico o estilo que lhe apraz. Também aprende quesitos importantes para o pianista como: técnica motora, agilidade, precisão, leitura gráfica, formação dos mais diversos acordes e ritmos, percepção melódica e harmônica e princípios da formação de repertório, seja ele erudito ou popular.
O método recorre aos mais eficientes materiais para o desenvolvimento do aluno, já que não é usada apostila, visto que o método não está engessado e considera a singularidade de cada aluno. O sucesso é notório e os alunos que começam, continuam por verem resultados nítidos.
No geral as aulas de piano a fizeram despertar para outros instrumentos também. A Sarah até tomou interesse pelo cavaquinho e violão. Ela tenta umas notas e as reconhece muito bem! A Sarah teve tbm um maior rendimento escolar pelo fato da concentração e memorização das aulas de piano. Em casa vê-la nos mostrar as notas que aprendeu com o Prof Guima foram uma das maiores alegrias, também os musicais em que se apresentou a deixaram mais segura e com muita desenvoltura .
Gratidão Prof pelo seu carinho e toda a atenção para com a nossa Sarah
Sandra Hanke
Quando completei 50 anos, resolvi me presentear com algo que ainda não tinga feito na vida e que queria fazer. Foi quando desenterrei esse velho sonho de aprender piano.
Precisava de um professor que entrasse nessa comigo. Um amigo do coração, o Daniel, me indicou-me um. O Diego.
Fui com dúvidas e insegurança à primeira aula. Será que consigo, será que não estou muito velho, será que isso e aquilo? Mas esses questionamentos acabaram ao fim da aula.
O Diego deixou claro a confiança em mim, confiança que nem eu mesmo tinha certeza. Tratou-me com toda naturalidade, com todo respeito e com todo entusiasmo! A partir daí prossegui com mais vontade e acreditando.
Esse é o prof Diego Guimarães. O cara que passeia pelos sons de seus alunos do mesmo jeito que passeia nos seus próprios sons em suas apresentações solo ou na banda. O cara que ouve de verdade, que sabe corrigir, que tem a música na alma.
Diego não é só músico é mais. É Professor. Isso mesmo com P maiúsculo. É mestre.
Tenho um longo caminho na música, mas já caminhei um bom trecho conduzido pelo Guima!
Gratidão mestre Diego Guima!
Nelson Rizzardi